fbpx

5 Dicas de Marketing Digital Para Médicos

Marketing digital para médicos é diferente de marketing digital para outras profissões? Sim e não.

Uma estratégia de marketing digital inclui vários aspectos independentes do tipo de negócio ou profissão:

  • Definição de marca (branding)
  • Um site moderno e intuitivo
  • Uma estratégia de SEO
  • Pesquisa de palaras-chave
  • Redes sociais interativas e otimizadas

No entanto, cada profissão e cada negócio olhará para cada um desses canais de uma forma diferente, especialmente quando falamos de médicos. Mas como criar exatamente uma estratégia de marketing para médicos que funcione e esteja dentro do orçamento? É sobre isso que vamos falar agora.

Marketing digital para médicos dica #1 – COMECE PELO FIM

Você precisa começar pelo fim em qualquer estratégia de marketing digital. Começar pelo fim significa ter o objetivo em mente. O que você deseja alcançar? Isso vai te ajudar a evitar gastos desnecessários e segmentar sua audiência como médico.

Seu objetivo como médico é ter mais clientes para seu consultório? Criar uma marca e comercializar em cima disso? Criar cursos? Todos eles?

Quando você sabe qual é o seu objetivo tudo torna-se mais claro, porque você consegue definir qual o melhor caminho (dentre todos os possíveis) para alcançar a meta final.

Marketing digital para médicos dica #2 – DEFINA SEU PÚBLICO (E Sua Marca)

Marketing digital para médicos: defina seu público

Quando você tem em mente o seu objetivo, torna-se mais fácil definir o seu público. Por exemplo, se você deseja ter mais clientes para seu consultório, então toda sua estratégia de marketing digital deve ser voltada para a aquisição de novos olhos, a divulgação dos serviços e a busca pela atenção do cliente final.

Se o seu objetivo é crescer sua marca e trabalhar diretamente com um hospital de renome, então seu cliente ideal será pessoas qualificadas que trabalham em hospitais de renome. Defina exatamente quem você deseja alcançar e se torna mais fácil criar uma estratégia para seu marketing digital.

Crie um documento de marca (brand guide) com essas informações para referência futura.

Marketing digital para médicos dica #3 – CRIE UMA CASA ONLINE

Marketing digital para médicos: crie sua casa online

Uma casa online, ou seja, um site informativo, visualmente apelativo e otimizado para SEO é primordial no marketing digital de qualquer empresa e profissional, e não seria diferente com médicos.

Uma vez que você tenha os dois itens anteriores bem definidos você poderá criar um site voltado exatamente para seu público alvo.

Entretanto, não caia na armadilha! Muitos médicos pensam que precisam criar um site chato, pouco engajado e visualmente entediante. Seu site não é seu currículo.

O seu currículo é sobre você, enquanto seu site é sobre o seu público.

Todo o material do seu site deverá falar diretamente para seu público ideal com o intuido de chegar ao objetivo definido no primeiro item. E, assim como você nunca aconselharia um paciente a visitar um arquiteto para tratar de uma doença, não ache que você mesmo saberá criar seu site.

Há diversas variáveis e apenas profissionais da área saberão te orientar no melhor caminho. Nós aqui na Voxy utilizamos a plataforma CMS WordPress, o que ajuda a seu site sair mais barato, ser melhor gerido e te dá a oportunidade de facilmente manter um blog ativo, o que faz parte da estratégia de conteúdo (mais sobre isso abaixo).

Marketing digital para médicos dica #4 – TENHA UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO

Marketing de conteúdo é o que irá te trazer liderança em seu segmento e uma audiência interessada e engajada. Marketing de conteúdo é o que fará toda a diferença entre você e todos os outros competidores.

Pessoas compram de pessoas e não de marcas. Portanto a criação de conteúdo original, informativo, visualmente apelativo e que irá atrair seus clientes através do Google e das redes sociais, esse tipo de conteúdo elevará seus status como médico referência e impulsionará seu marketing digital.

O marketing de conteúdo para médicos pode ser utilizado de diversas formas: blog, podcast, redes sociais, marketing de email, etc. Há possibilidades quase que infinitas.

Por onde começar?

Redes sociais para médicos

Uma vez que você tenha um site pronto, uma casa para chamar de sua, é preciso trazer tráfego, casa contrário ninguém saberá que seu site existe. A partir deste momento, crie contas profissionais no Instagram, Facebook e Linkedin. Utilize de princípios e táticas para o crescimento e crie conteúdo nativo para cada plataforma.

Além disso, suas redes sociais podem ser uma forma de se conectar com clientes e pacientes, tirar dúvidas e entender um pouco mais do que o seu público alvo gosta de ver online.

Blog para médicos

Você já se perguntou: “poxa, se todo mundo soubesse disso minha profissão seria mais fácil…”? Então chegou a sua hora!

Utilize o blog (e as redes sociais também!) para divulgar dicas, informações e respostas às perguntas mais comuns dos seus clientes. Procure palavras chaves e trabalhe junto com um especialista em SEO para aumentar o alcance dos seus artigos.

Marketing digital para médicos dica #5 – PROPAGANDA PAGA

Marketing digital para médicos: propaganda paga online

Legal, você tem tudo pronto. Seu site está online e pronto pra receber visitas. Você criou redes sociais e já vem postando há semanas com conteúdo de alta qualidade.

Você está criando pelo menos um artigo semanal para o seu blog. Entretanto, ninguém vê. Está tudo às moscas, e todo o trabalho parece ser em vão.

Não se preocupe! O marketing digital para médicos é uma estratégia a longo-prazo, e você deve ser preocupar principalmente com sua marca e reputação, e com tempo resultados começarão a aparecer.

Entretanto, se você está impaciente e precisa de resultados imediatos, a solução é mídia paga.

Você pode utilizar de publicidade online, seja no Google ou em redes sociais para atrair clientes em tempo recorde. Normalmente não há um valor mínimo para se investir, mas quanto mais você investe, mais pessoas serão alcançadas. Logo, maiores chances de você ter novos clientes e seguidores batendo em sua porta.

Nós aconselhamos apenas partir para mídia paga uma vez que você tenha um objetivo bem definido em sua mente, e uma vez que todos os outros itens dessa lista tenham sido cumpridos. Caso contrário poderá ser dinheiro jogado fora! Você não quer isso, certo?

Desenvolva um plano de anúncios, execute e faça a manuntenção e alteração do necessário. Publicidade paga online pode ser o salvador (ou o ponto de partida) do seu negócio.

Conclusão

Você entende muito de marketing digital e quer começar hoje mesmo? Perfeito, essas dicas poderão servir como um ponto de partida para sua jornada no marketing e a transformação do seu negócio e/ou de sua carreira.

No entanto, assim como qualquer profissão, o retorno é muito maior quando você possui experiência, ferramentas e habilidades para executar as tarefas da forma mais eficiente e eficaz.

Se esse não for o seu caso, entre em contato com a gente que te daremos uma forcinha durante todo o processo. E mais – temos planos especiais de marketing digital para médicos!

Até logo,

Time Voxy