fbpx
redes sociais pequenos negocios

7 Benefícios Das Redes Sociais Para Pequenos & Médios Negócios

Se você tem um pequeno ou médio negócio provavelmente já se perguntou: pra que eu vou perder tempo com redes sociais? O que as redes sociais podem agregar para um negócio local?

E a resposta é…. (soe os tambores!) TUDO!

Redes sociais (e marketing digital em geral) podem mudar seu negócio para sempre.

Se seu objetivo é criar mais engajamento com seu cliente, aumentar o reconhecimento da sua marca, ou puramente ter mais vendas, redes sociais serão a sua porta de entrada para um crescimento nunca visto antes.

Os benefícios das redes sociais (não importa o tamanho ou indústria do negócio) são incontáveis, mas nós preparamos uma lista com os 7 benefícios principais das redes sociais para o seu negócio.

Não está em ordem de importância. Cada item será mais importante em um determinado momento da sua jornada.

De nada! 🙂

1. Aumente o Reconhecimento Da Sua Marca

Seja você um negócio local, estadual ou nacional, haverá sempre pessoas que gostariam de saber mais sobre você e seu negócio. Há sempre mais pessoas que acreditam no que você acredita.

Estudos comprovam que pessoas compram mais quando confiam. E confiança, muitas vezes, pode vir apenas através da constante exposição à determinada marca (cerca de 4 vezes é o número mais cogitado).

Imagine se você é um restaurante, que legal seria se, quando a fome bater, o primeiro lugar que vem à cabeça de um cliente seja o seu restaurante? Redes sociais são ferramentas maravilhosas nessa busca à exposição constante e diária.

2. Humanize a Sua Marca

redes sociais pequenos negocios

Pessoas compram de pessoas e não de marcas.

Redes sociais te dão à oportunidade de mostrar ao mundo quem você é como um dono, quem é seu time, e o quão feliz vocês são por fazerem o que fazem. Pessoas amam isso.

Portanto esqueça aqueles posts perfeitos e cheio de filtros – ninguém mais liga pra isso.

Pessoas querem ver pessoas, então mostre. Deixe a personalidade do seu negócio fluir sem medo e é garantido que você irá atrair pessoas que acreditam no mesmo que você.

Instagram e Facebook stories são ferramentas excelentes! Assim você pode mostrar a verdade nua e crua do seu dia-a-dia, e quão divertido é comprar com você.

3. Mostre Liderança Em Sua Indústria

Liderança nos negócios

Uma excelente forma de parecer um líder é se comportar como um líder.

Portanto redes sociais são uma maravilha para criar autoridade em sua indústria através de conteúdo de qualidade e informativo. Nada de vendas!

Agregue valor à vida de seus clientes, de graça, e quando eles mais precisarem do seu produto/serviço lembrarão de você.

Use e abuse de palavra escrita, dita, gravada, ou qualquer outro modo. Se olharmos apenas para Facebook e Instagram haverão diversas formas de passar conteúdo para seu público.

4. Aumente Tráfego no Seu Site & Crie Mais Leads

redes sociais pequenos negocios

Mídias sociais são ótimas para atrair tráfego. Através de conteúdo de qualidade, pessoas irão querer saber mais sobre você e o que você tem à oferecer.

Utilize links e CTA’s (call to action) em suas páginas para que pessoas possam ser encorajadas à buscar mais sobre sua marca.

E, obviamente, tenha uma casa online. Um site criativo, apelativo e funcional.

Se você atrái mais pessoas para seu site consequentemente atrai também mais leads.

Leads são pessoas que possivelmente irão converter em clientes, o que é seu objetivo real, não é?

Redes sociais são perfeitas para atrair pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço.

Use e abuse também de propaganda paga no Google, Facebook e Instagram. É extremamente barato e você pode ser muito específico em sua busca pelo cliente ideal.

5. Analise o Desempenho & Melhore

redes sociais pequenos negocios

Uma das maravilhas de redes sociais é que você pode analisar praticamente cada passo que seu cliente dá.

Dessa forma você pode descobrir o que funciona e o que não funciona, duplicando forças naquilo que funciona.

Mantenha-se sempre atento à análises dentro de sua própria plataforma (cada rede social te permite um tipo de análise), mas use também outras ferramentas para a terefa.

Hootsuit, Iconsquare e BuzzSumo são ótimas para isso, por exemplo.

6. Promova Seu Produto Ou Serviço em Redes Sociais

Há muito blábláblá em volta de redes sociais. Seja pra branding, contato com cliente ou qualquer outra coisa, simplesmente parece impossível realmente chegar onde você quer.

Mas não caia nessa armadilha — redes sociais nada mais são que um supermercado de atenção. Você estará em uma guerra para conseguir a atenção do seu cliente ideal, assim como seus concorrentes também estarão.

E por quê?

Redes Sociais Vendem

Em um espaço onde o tempo médio de foco de um consumidor é 3 segundos (segundo pesquisas, um usuário não foca mais do que 3 segundos em um título quando navegando na internet), atenção é um bem valioso.

Uma vez que você tem a atenção do seu cliente ideal, você pode então contar a sua história.

E redes sociais são uma maravilha para isso!

Seja você um empreendedor no ramo de serviços, produtos físicos, produtos virtuais… o que for. Você só vende algo à alguém quando possui a atenção.

Não interessa se é B2B ou B2C, o que importa é ter a atenção. Redes sociais vão te permitir ter isso de graça.

A atenção do seu cliente torna-se então seu maior ativo. Você poderá divulgar novidades, promoções, produtos, ou o que for.

A sua criatividade será o limite.

7. Facilite o Contato Com o Seu Cliente

redes sociais pequenos negocios

Redes sociais podem também facilitar (e muito!) o contato do seu cliente com seu negócio. Seja para dar suporte pós-venda, responder alguma pergunta sobre o produto/serviço, ou simplesmente dizer um “olá”, redes sociais podem te ajudar demais.

Esteja onde seu cliente está.

Se seu cliente ideal está no Facebook, voilá! Facebook é onde você deve estar.

Se é no Instagram, ou no Snapchat, ou no Linkedin… não importa. Vá até o seu cliente e crie conteúdo de qualidade e de graça.

Eles eventualmente virão até você.

Mande-nos um email se você precisa de ajuda para descobrir exatamente onde seu cliente está.

Conclusão

Afinal, vale a pena investir em redes sociais? A resposta é sim. Ponto final.

Pouco importa o tamanho do seu negócio — se você não usa pelo menos as principais redes sociais diariamente você corre o risco de ser esquecido.

Pessoas passam horas e horas por dia utilizando a web, por que você não estaria na frente deles?

Se você não tem paciência para aprendar a utilizar cada plataforma de uma maneira eficiente, delegue para alguém no seu time ou busque uma agência que possa o fazer para você.

Não há desculpas para não estar online nos dias de hoje.

Não jogue dinheiro fora.

1 thought on “7 Benefícios Das Redes Sociais Para Pequenos & Médios Negócios”

  1. Acabei de visitar o site da Voxymedia. Tem conteúdo fantástico, bem proveitosos. Só gostaria de fazer uma pequena correção ortográfica nesse post, que pode ter sido erro de digitação: No item 5, a palavra “Analizar” está escrita com “Z”, quando deveria estar com “S”, “Analisar”. No mais parabéns, pelo conteúdo.

Comments are closed.