fbpx

A Psicologia Por Trás Das Cores No Marketing Digital

Quando chegamos ao ponto de criar uma campanha de marketing digital, pode ser difícil saber onde começar. Você pode ter uma ideia inicial, mas trazê-la à vida é outra história.

De for geral, você irá querer que seu conteúdo e sua campanha impactem de algum forma o seu cliente final, o seu consumidor.

Seja através de educação em algum assunto, informar sobre alguma novidade no seu negócio ou criar excitação através de alguma promossão, a sua escolha de cores pode te ajudar invocar emoções que textos e imagens sozinhas não conseguem.

E isso é mais importante do que você imagina.

Usando Cores

Então você chegar até a mente do seus clientes em um mar de cores deorganizadas e quer que a mensagem seja recebida?

Ah, Ok. Entendi.

A questão é que cor pode ser o fator determinante tanto para o sucesso ou desgraça da sua campanha. Até mesmo da sua marca!

E tudo é uma questão de psicologia.

Diferentes cores são atreladas à diferentes emoções e podem intrigar diferentes ações.

É de extrema importância para marcas o entendimento dessa psicologia e como usá-la a seu favor.

Cor & Branding

A sua marca deve ter uma identidade, assim como toda marca deve. Ela deve estar presente em tudo o que você faz – desde o mundo digital até o físico. Deve haver conformidade e padrão.

A sua identidade, ou branding, é a personalidade da sua marca. E a cor têm muito haver com qual sentimento você deseja transmitir.

Veja a Coca Cola, por exemplo. Não é coincidência que a cor vermelha faz parte de sua identidade. Vermelho é a cor suprema para a invocação de energia, poder e paixão.

O Facebook escolheu o azul, que é firmemente correlacionada com confiança e credibilidade.

Usabilidade De Cores

Cores podem ser um tópico bem complexo e leva tempo para se dominar.

Apesar de já haver um contexto universal do que diferentes cores significam (todo mundo sabe que amarelo esta relacionado à riquezas), pesquisas mostram que preferências pessoais, diferenças culturas, context e esperiências, tudo isso deve ser levado em conta, porque afeta a forma que cada indivídua vê uma determinada cor.

Se você tentar influenciar as pessoas da mesma forma, achando que a sua cor será interpretada de forma semelhante por todos, você pode estar bem enganado. Novamente, há muito a se considerar.

Então como saber utilizar cores de forma efetiva no mundo digital?

Praticalidade.

Entenda qual sentimento você deseja transmitir e que vá completamente de acordo com a sua marca, e escolha uma pelete de cores nesse intuito. É esse o procedimento que nós temos na Voxy Media em relação à cores.

Tudo é uma questão de conhecimento do seu próprio negócio, do seu público, e a ajuda certa na hora de identificar tudo isso.

Conclusão

Se você ainda esta na dúvida sobre quais cores utilizar, como prosseguir no assunto e que tipo de cores podem passar a mensagem que a sua marca deseja, a Voxy Media pode te ajudar com isso.

Nós temos designers especializados no assunto, que entendem o efeito de cores em geral e a causa de cada uma em cada tipo de indivíduo e personalidade.

Não hesite em nos contatar! A sua marca online esta só começando.