fbpx
Estratégias de marketing digital para alavancar os resultados no Instagram

Marketing para Instagram: como melhorar os resultados com 6 passos simples

Você ouviu dizer que ter um perfil no Instagram seria bom para os negócios, mas simplesmente não entende como isso realmente pode resolver? Ou talvez você já até tenha um, mas não sabe como ganhar seguidores e curtidas, e a sua página está às moscas? Calma! Nós podemos te ajudar. Esta rede social pode ser, sim, sua melhor amiga a partir de agora, no entanto, para isso é preciso saber utilizar as estratégias de marketing digital para Instagram corretamente.

Muito mais do que apenas uma rede social para o compartilhamento de fotos e vídeos, ele é uma poderosa ferramenta de negócios que não deve ser menosprezada, seja você um profissional liberal ou uma organização de micro, pequeno ou grande porte.

De uma maneira equivocada, muitas pessoas e empresas acreditam que a meta de vida no Instagram é ter um número grande de seguidores, quando, na verdade, este é o ponto menos relevante. Entretanto, mais importante do que o número em si é o quão engajados eles são na sua página.

Sabe quando um gerente diz que ‘quer ver a equipe engajada’? Neste caso, a palavra assume um significado de proatividade, comprometimento ou empenho. Mas, e no contexto das redes sociais, o significado é o mesmo? Não! Aliás, os conceitos são bem diferentes, e nós vamos te explicar o porquê.

O que realmente importa

O engajamento nas redes sociais é, basicamente, todos os comentários, curtidas, compartilhamentos e todo tipo de envolvimento e relacionamento com a sua marca. Para facilitar ainda mais o entendimento, veja as principais definições:

  • Envolvimento: É o primeiro contato do cliente com a sua empresa. Dados como, por exemplo, o número de cliques nos links para o site ou ofertas devem ser observados aqui.
  • Interação: É exatamente onde o engajamento começa a se fortalecer. Devem ser observados o número de curtidas, comentários, compartilhamentos, e a forma como eles ocorrem em relação a frequência e intensidade.
  • Intimidade: Trata-se da construção de uma relação e de sentimento pela marca, motivando menções, avaliações e comentários positivos. Para isso é essencial a comunicação pessoal, empática e humanizada.
  • Influência:  Visa medir qual o grau de satisfação dos seus clientes com a sua empresa, bem como a possibilidade deles te recomendarem para outras pessoas, agindo como um embaixador da marca. (Para isso, você pode aplicar a dica 4 das estratégias para Instagram).

O Instagram é atualmente a rede social que mais gera engajamento, quando comparado a outras do mesmo tipo. Mesmo com o número de usuários menor em comparação ao Facebook, por exemplo, a interação obtida com as publicações é significativamente maior. Consequentemente, cada vez mais empresas têm investido nela seus esforços de marketing digital para Instagram.

Em números…

65% dos smartphones no Brasil tem o aplicativo instalado. Destes, 84% o abre pelo menos uma vez ao dia. São mais de 1 bilhão de usuários ativos. 6 em cada 10 usuários do Instagram já compraram algum produto ou descobriram alguma marca pela plataforma.

Então, nós temos uma notícia para você: O SEU CLIENTE ESTÁ NO INSTAGRAM! Imagine que você é um surfista. Você sabe que as ondas estão (obviamente) no mar, tudo o que você tem que fazer é se preparar para, no momento certo, pegar a onda perfeita e se manter nela. Assim, se você quer aprender a surfar nesse mar digital e ficar na crista da onda, vem com a gente, que a gente te ensina.

Como aumentar significativamente o nível de engajamento no Instagram

conseguir mais likes instagram

São muitos os fatores que devem ser trabalhados para gerar engajamento. Contudo, não há uma receita pronta, já que cada público tem necessidades e anseios diferentes, e, consequentemente, reagem de formas diferentes as estratégias de marketing adotadas.

Mas antes de colocar qualquer dica em prática, mude os seus conceitos em relação ao que é marketing digital. Não se preocupe em bombardear o usuário o tempo todo com os seus serviços, promoções e propagandas. Aliás, essa é uma prática que deve ser evitada.

Em vez disso, eduque a sua audiência. Ensine-os sobre os temas mais relevantes do seu nicho, mostre-se como uma autoridade no assunto. Assim, acredite, a venda será apenas uma consequência do seu trabalho.

Agora, chega de teoria e vamos a prática. Veja quais são as principais estratégias de marketing digital para Instagram, e como transformar de uma vez por todas a sua marca por meio delas.

As 6 melhores estratégias de Marketing Digital para Instagram

Se você já acompanha a Voxy, sabe que nosso intuito é simplificar o marketing digital, tornando-o mais humanizado e acessível. Enfim, depois de muito estudo, chegamos as seis principais estratégias capazes de alavancar os resultados com o Instagram, obtendo retorno rápido e, de quebra, fortalecendo a sua imagem e autoridade online. Confira:

1 – Grid: chegue chegando!

conjuntos de imagem que formam um mosaico para instagram, chamado de grid

Destaque-se por ser autêntico. Chega de ‘mais do mesmo’. Com tanto conteúdo disponível, algumas vezes é difícil se destacar, mas o grid certamente é um grande aliado nesta tarefa. Se você não sabe do que se trata, vamos explicar de uma maneira simples e didática.

Sabe quando você entra no perfil de uma pessoa e nota que o conjunto das fotos postadas formam uma imagem maior? Se não sabe, dá uma olhadinha lá no IG da @Voxy. É uma estratégia que consiste em compor imagens que façam sentidos separadas, mas que passem uma mensagem maior quando juntas.

Algumas vezes é possível criar blocos ou colunas, alternando entre o tipo de conteúdo. Além de um visual muito mais interessante, a estratégia imprime personalidade e diferenciação.

2 – Design: fortaleça sua identidade visual

Cada empresa ou profissional possui a sua linguagem própria e isso precisa se fazer presente também no seu perfil nas redes sociais. Tanto empresas mais tradicionais e conservadoras, quanto profissionais liberais e/ou mais dinâmicos podem e devem investir numa estratégia de design. Esta é uma etapa fundamental para basear as suas estratégias de marketing para Instagram.

Por meio dele é possível impor a sua marca sem dizer sequer uma palavra. Tudo faz parte de um estudo de cores, linguagem, público e, claro, dos objetivos, metas e valores do profissional ou empresa. É fácil? Não exatamente. Mas é de fato gratificante e recompensador, experimente.

3 – Conteúdo: crie autoridade e reputação com as estratégias de Marketing Digital para Instagram

Você conhece seu público? Conhece os desejos, medos, problemas, sucessos e fracassos dos seus clientes ou potenciais clientes? No Instagram você tem uma excelente oportunidade de estreitar a sua relação com o seu público. Fale com ele, tire suas dúvidas, incentive, ensine e quebre objeções.

Dessa forma além de você criar autoridade e reputação no seu nicho de atuação, você aproxima sua relação com o público e quando um potencial cliente quiser contratar um profissional/empresa a chance de ele lembrar de você é bem mais alta! Lembre-se que as estratégias de SEO devem ser eternas aliadas na criação de conteúdo.

Bônus: Não menospreze o poder das #. Elas são uma poderosa ferramenta de impulsionamento de tráfego orgânico para o seu conteúdo. Utiliza-as de forma lógica e coerente.

4 – Stories: dê as caras!

O próprio Instagram divulgou o resultado de uma pesquisa, que mostra que os usuários tendem a permanecer mais tempo na plataforma por conta dos stories, e também com que voltem a visitar aquele perfil com maior frequência. Ou seja, esta é uma excelente forma de interagir com a sua persona.

Uma das formas mais bacanas de gerar engajamento por meio desta ferramenta é com as enquetes. Além de conseguir informações valiosas diretamente da fonte, você gera engajamento na sua página. De quebra você pode ter insights valiosos de ideias e serviços a serem explorados.

Quer dicas para otimizar os seus stories? Mencione outros usuários; inclua links; abuse dos recursos gráficos; mantenha uma frequência de postagem; (link) invista em ads (/link); use local e # nos seus stories; e faça lives. 

5 – Agendamento: otimize seu tempo

Sabe quando você pensa ‘puts, esqueci de postar hoje’? Na correria do dia a dia nem sempre conseguimos dedicar aquele tempo para as postagens. Ou talvez você só consiga tempo para isso após a meia noite, que, convenhamos, não é o horário de maior interação no Instagram.

Mas, não se preocupe. Além de te ajudar com todos os itens anteriores, nós ainda agendamos todas as publicações do mês para você. Tudo o que você precisa fazer é se empenhar-se em ver os números da sua página crescendo cada vez mais. O resto? Deixa com a gente.

6 – Interação automática: seja visto

Instagram é uma rede social, e como o próprio nome já diz, é para socializar não é mesmo?! E na prática isso faz grande diferença, pois, manter a interação ativa é uma excelente forma de ser visto por novas pessoas e ganhar novos acessos.

No entanto, isso demanda um tempo valioso do profissional, ou melhor, demandava! Nós utilizamos na conta de nossos clientes um software que busca automaticamente posts e perfis de pessoas que potencialmente se interessariam pelo seu negócio, mas que ainda não te viram no Instagram.

Um exemplo de como isso funciona:

Uma nutricionista esportiva tem como público alvo praticantes de atividade física em determinada região. Uma forma de ser vista por essas pessoas é seguindo-as, curtindo ou comentando na foto delas. Mas, como encontrá-las? Certamente, pessoas com esse perfil tendem a seguir o Instagram o perfil da academia da região que frequentam, loja de suplementos, restaurante de comida saudável, outros nutricionistas da região, entre outros.

Através do software é possível programar para que essas ações sejam feitas automaticamente. Isso é só um exemplo, mas as opções de segmentação são inúmeras.

Agora, mão na massa. Ou melhor, no mouse…

Se este artigo te convenceu de que esta é a hora de investir no Instagram como uma ferramenta de negócios, saiba que está tomando a decisão certa. Não é à toa que cada vez mais empresas tem o utilizado e obtido resultados antes inimagináveis.

Mas, não se esqueça de que para tudo é preciso planejamento e estratégia. Defina o seu alvo, para, assim, construir ações muito mais assertivas e direcionadas ao marketing digital para Instagram. Além disso, não se esqueça de analisar as métricas de desempenho. Aqui na Voxy nós levamos isso a sério e se precisar de ajuda, conte conosco.

Se você quer avançar ainda mais neste mundo digital, inscreva-se e receba conteúdo exclusivo, com novidades e dicas práticas para alavancar os seus negócios de uma vez por todas.