fbpx

Marketing para academias: como atrair mais clientes, vencer a sazonalidade e a alta concorrência

O mercado de academias vive um verdadeiro paradoxo. Enquanto o Brasil é o segundo maior em número de academias (perdendo apenas para os EUA), num setor que movimenta mais de 300 bilhões de reais por ano, há um número cada vez maior de empresários reclamando do baixo faturamento e evasão de alunos. Afinal, parece que essa conta não fecha, não é?

Acontece que muitas têm, simplesmente, se conformado que esta é a ‘realidade’ das academias e que não há nada a ser feito. Além disso, muitos o fazem por medo dos investimentos serem demasiadamente altos, ou da dificuldade em pôr em pratica, o que é um grande erro.

O que nós temos para te dizer é que isso tem solução, e é bem mais simples do que parece realmente e o maior investimento aqui será VOCÊ acreditar no SEU NEGÓCIO.

Atrair e, principalmente, reter alunos para uma academia é uma tarefa que exige esforço e dedicação. Ademais, a alta concorrência, fruto de um cenário promissor, e a sazonalidade, são desafios a serem enfrentados pelos gestores.

Mas, já pensou em adotar uma nova postura perante a esta situação, sair do conformismo e, ao invés disso, utilizar a internet e suas ferramentas para reverter este quadro a seu favor?

Certamente não é nenhuma fórmula mágica, tratam-se de estratégias acessíveis, pensadas especialmente para este tipo de negócio, que por sua vez possui características próprias e exclusivas. Nada mais é do que entender como o seu cliente pensa, para não somente atendê-lo, mas superar as suas expectativas em todos os aspectos.

Portanto, além de investir internamente na sua academia, prezando pela qualidade dos aparelhos, da estrutura e do atendimento, fazer uma gestão eficiente dos investimentos em marketing, já que ele definitivamente faz uma grande diferença nos resultados da empresa.

E quando falamos em investimento eficiente, estamos falando em fazer o melhor uso da verba destinada ao marketing para academia.

Assim como na musculação, onde muitas vezes a evolução do físico depende mais da execução correta do exercício do que do aumento da carga utilizada, no marketing para academias acontece a mesma coisa: muitas vezes a evolução do negócio depende mais da gestão correta da verba destinada ao marketing do que do aumento dessa verba.

Então esqueça a ideia de que são necessários rios de dinheiro para conseguir um bom resultado em marketing. Esta é uma visão antiga, que vem mudando ao longo do tempo e, hoje, já não faz parte da realidade.

Mas, afinal, como fazer a gestão eficiente da verba destinada ao marketing da academia?

É para responder essa pergunta que fizemos essa publicação.

Para nós da Voxy, essa pergunta soa da mesma forma de quando um o personal trainer é questionado por alguém sobre “como secar e ganhar músculo ao mesmo tempo”. De forma mais ampla a resposta também é parecida para as duas perguntas: depende de inúmeras variáveis e o caso deve ser analisado de forma mais específica, marque uma consultoria comigo e vamos encontrar a melhor solução.

Certamente não é essa a resposta que a pessoa gostaria de receber, e não é essa que vamos dar a você, hehehe.

Assim, vamos aprofundar um pouco essa resposta de modo que, ao final desse artigo, você consiga ter uma visão mais clara sobre as possibilidades que existem e de como o marketing digital pode te ajudar nesta tarefa.

Infelizmente, clientes não caem do céu (poderiam, mas não acontece). Ou seja, as academias precisam abandonar a postura passiva atual, que se resume em esperar um possível interessado entrar no estabelecimento para fazer a abordagem de vendas, ou esperar que um aluno o indique aos amigos.

Já parou para pensar que nesse exato momento há pessoas da sua região querendo ou até precisando praticar atividade física, mas que tem um monte de dúvidas e receios que as impedem de fazer isso? O que essas pessoas fazem é procurar na internet algo que sane suas dúvidas e receios.

Agora parece bem óbvio o porquê da importância de construir uma marca e posicionamento on-line não é mesmo!?

É aqui que entra o marketing digital. Entretanto, diferentemente da abordagem tradicional, aqui nós não corremos atrás dos clientes, nós o atraímos, despertando nele o interesse por aquilo que temos a oferecer.

Sabe aquele anúncio no jornal local, que você paga mensalmente e nunca teve retorno? Pare já com isso. Sejamos sinceros: quantas são as pessoas que param para ler a parte de classificados de um jornal? Pouquíssimas, não é? Então qual a lógica de anunciar ali?

Além disso, com essa estratégia você fica restrito a alcançar apenas e somente o público que tem acesso a este jornal, numa região bastante limitada.

Voltamos a reforçar, não é só sobre o quanto você investe, mas sim, como e onde você investe. Em vez de disparar descontos para todo lado (prejudicando ainda mais o faturamento), é possível, sim, conquistar um número cada vez maior de alunos simplesmente utilizando as estratégias corretas de marketing. Parece mágica? Então continue lendo o artigo, que você vai entender como isso funciona na prática.

4 estratégias de marketing digital para academias (não ignore a última)

Você provavelmente já sabe o quanto a internet é importante e uma grande auxiliadora nos negócios, certo? Inegavelmente, ela é um dos principais meios de se colocar em contato direto com o seu público alvo, criando e fortalecendo o relacionamento com ele.

“Ah, mas eu já tenho uma página da academia no Facebook para postar as promoções, mas ninguém nem curte”. Calma! Coloque-se no lugar do usuário. Vamos imaginar duas imagens agora:

  1. Imagem 1: Uma imagem genérica com uma frase em cima, dizendo “Crossfit com 10% de desconto”. Na legenda uma frase: “não perca”.
  2. Imagem 2: Imagem relacionada ao Crossfit, mencionando os benefícios da prática. Na legenda um breve texto sobre a modalidade, informando os dias e horários da aula, convidando para uma aula experimental.

Qual destas você estaria mais propenso a curtir? Provavelmente a segunda, não é? Enquanto na primeira imagem você atinge somente aqueles que já praticam ou querem praticar a modalidade na sua academia, na segunda você gera engajamento com um público que talvez nem pratique atividade física, mas passe a ter esse desejo após se deparar com o seu conteúdo.

Vale a velha máxima: marketing não é só propaganda. Veja as principais estratégias de marketing para academias, pensadas especificamente para este nicho de mercado, com todas as suas particularidades.

1 – Publicidade Paga

Nem sempre vai ser possível obter o alcance esperado de forma orgânica. Deste modo, em alguns casos, é preciso um empurrãozinho para isso, e a publicidade paga pode ser a ferramenta ideal. Além disso, muito mais eficaz do que os meios tradicionais de marketing, este tipo de publicidade permite, entre várias outras coisas, segmentar o público alvo por idade, região, sexo e/ou preferências, o que aumenta significativamente as chances de atingir em cheio a sua persona.

Mas, lembre-se que sem planejamento, qualquer estratégia será em vão. Portanto, nós fizemos um guia completo de como alavancar os seus resultados investindo em publicidade paga, nas principais redes sociais da atualidade e no Google, é claro.

2 – Instagram

Sabe o famoso boca-a-boca!? Então, é aqui que ele é feito diariamente! As pessoas adoram postar no Instagram selfies na academia e vídeos treinando. Elas mostram seus esforços, disciplina, resultados e assim motivam as outras pessoas, que também adoram ser motivadas com esse tipo de publicação.

Portanto, o marketing boca a boca no Instagram funciona. Cada vez que alguém publica uma foto marcando a academia, outras pessoas se sentem motivadas pela publicação e podem entrar no perfil da academia a fim de obter mais informações. Para que isso funcione bem é importante cuidar da sua imagem no Instagram, visando despertar o desejo do visitante em estar lá.

Além disso, os alunos adoram quando a academia interage com eles nas redes sociais, e se rolar um repost da sua publicação, eles se sentem ainda mais especiais e tentados a publicar cada vez mais fotos marcando a academia.

Isso é engajamento.

Certamente, muito mais importante do que o número de seguidores nas suas redes sociais é o quão engajados eles são, que nada mais é do que a efetiva interação que suas publicações geram nos seus seguidores, como comentários, curtidas, menções e compartilhamentos. Assim sendo, o Instagram é considerado como a rede social do engajamento.

São mais de 1bilhão de usuários ativos nesta rede, e mais de 80% o acessam diariamente. Dá para entender porque é tão importante estar presente nesta rede social, não é?

Em resumo, no artigo sobre como conseguir melhores resultados com o Instagram nós explicamos melhor sobre as principais métricas de engajamento, como interação, envolvimento e influência.

Ah, e neles nós listamos também as 6 melhores estratégias de marketing para academias no Instagram, conferindo diferencial e visibilidade para o seu negócio. O retorno sobre o investimento irá certamente surpreender você. Se ainda não viu, vale a pena conferir.

3 – Blog

como criar um blog

Conteúdo de qualidade é, de fato, a melhor ferramenta que existe para qualquer negócio. Quando o seu cliente pesquisar nos principais mecanismos de busca duvidas do tipo ‘como ganhar massa muscular?’ ‘como emagrecer e ganhar massa, ao mesmo tempo?’ ou ‘dicas de treino para iniciantes’ garantir que ele encontre respostas no seu site é um grande passo para a construção de uma relação de sucesso através do marketing para academias.

Em síntese, o blog é uma ferramenta poderosa para oferecer conteúdo relevante a um público que está interessado nele. Mas, para isso, é importante investir em algumas estratégias para garantir que seu conteúdo possa ser encontrado pelo usuário.

Prover um bom conteúdo, bem escrito, atual e relevante sempre será o primeiro passo. Mas, você quer que isto seja visto, não quer? Para isso, utilizar as estratégias de SEO para melhoria dos resultados digitais é uma grande estratégia, e vale a pena apostar nela para a sua empresa.

4 – Google My Business

Afinal, você já pensou em promover o seu estabelecimento no Google sem pagar absolutamente NADA para isso? Se não, conheça o Google My Business. Trata-se de uma ferramenta gratuita que permite que seu negócio seja facilmente encontrado quando o usuário pesquisar por ‘academias’ na região dele.

Além disso, é possível informar endereço, telefones de contato, dias e horários de funcionamento e, ainda, inserir os links para redirecionar o usuário diretamente para a sua página. Mas, não se esqueça de manter os dados sempre atualizados, ok?!

Além disso a ferramenta ainda oferece algumas métricas de desempenho bastante importantes. Saiba, ainda, quantas pessoas clicaram no link para o seu site, quantas te ligaram por meio do telefone ali exibido, quantas pessoas em média visualizaram o seu perfil e muito mais.

Parece difícil de acreditar, mas esta ferramenta tão completa e eficaz é, sim, gratuita e você pode cadastrar-se agora mesmo, sem complicações. Se já não o fez, acesse agora o link e cadastre a sua empresa. Depois conta para a gente se estávamos errados sobre o quanto é fácil utilizá-lo.

Colocando as dicas em prática

Portanto, ficou claro que investir no seu negócio é muito mais uma questão de escolha do que de poder financeiro. Há, inclusive, uma série de estratégias que podem ser aplicadas sem a necessidade de nenhum investimento.

Pode parecer muita coisa a princípio, mas não é assim tão difícil. Ainda são poucas as que enxergaram as possibilidades que o marketing para academias oferece no universo digital, em suas infinitas alternativas e, por isso, apostar nele será um fator de grande diferenciação para o seu negócio.

Mas, não se preocupe, afinal, nós estamos aqui para descomplicar e desmistificar tudo para você. Para isso, inscreva-se na nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.  E então, o que está esperando?

[dinamize-form id=”1389″]