fbpx
marketing-para-clinicas

Marketing para clínicas: como atrair mais pacientes sem ferir o código de ética?

Se tem um tema que ainda causa muitas dúvidas, este certamente é o marketing para clínicas e consultórios médicos. Sabe-se que este ramo possui algumas regras e condutas éticas que não podem ser desrespeitadas, mas isso definitivamente não é um empecilho para investir no seu negócio.

Você também costuma associar marketing à propaganda? Saiba que este é um erro comum, e que você não está sozinho. De fato, propaganda é algo terminantemente proibido no marketing médico, ou seja, você jamais poderá atrair clientes para a sua clínica oferecendo descontos nas consultas, por exemplo. Mas há formas muito mais eficazes de atrair pacientes para o seu estabelecimento, seja qual for a especialidade, e é isso que vamos te mostrar no decorrer deste artigo.

POR QUE INVESTIR EM MARKETING PARA CLÍNICAS?

Frequentemente recebemos queixas de pessoas que possuem uma clínica ou um consultório e sentem que a demanda é inferior à capacidade de atendimento atual. Mudar esta situação sem infringir o código de ética é difícil, mas, não é impossível. Se você é uma dessas pessoas, saiba que está muito perto de encontrar a saída para o seu problema e, pasme: é muito mais barato do que você imagina.

Investir no marketing médico é uma necessidade no cenário atual. Com as universidades cada vez mais acessíveis, cresce o número de profissionais aptos a atuarem no mercado. Contudo, torna-se mais difícil de destacar em meio à concorrência, evidenciando a importância de se investir em estratégias de diferenciação.

O marketing digital para clinicas médicas é uma forma eficaz de atingir exatamente o público alvo do seu consultório. Quer um exemplo? Confira:

Imagine que você possui um consultório de odontologia e quer atrair mais clientes para o espaço. Para isso, decide seguir o que a maioria das clínicas locais fazem, ou seja, panfletagem. Qual a possibilidade de que este panfleto seja entregue para alguém que esteja, de fato, procurando um odontologista? As chances são mínimas, não é mesmo? Afinal os papeis costumam ser entregues de forma aleatória, para um grande número de pessoas.

Agora, imagine que você decidiu criar um blog para compartilhar um pouco mais sobre o seu conhecimento sobre odontologia, por exemplo. Neste blog você publica artigos que sanem as principais dúvidas dos seus pacientes, tipo “como prevenir as cáries” ou “melhores aparelhos ortodônticos”. Você concorda que as chances de atrair pessoas interessadas neste tipo de tratamento são muito maiores?

Este é o principal intuito do marketing digital, unir o útil ao agradável. Ou seja, queremos mostrar a solução certa, para a pessoa certa, no momento em que ela mais precisa. Isso reduz consideravelmente o desperdício de tempo e dinheiro, tornando a sua estratégia muito mais objetiva. Deu para entender o porquê você precisa investir em marketing?

COMO INVESTIR EM MARKETING PARA CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS?

marketing-para-consultorios

Ok, você já sabe o que não deve fazer. Mas, como atrair pacientes para clínicas utilizando o marketing digital? A resposta para esta pergunta não é simples, afinal, o marketing digital oferece uma infinidade de possibilidades. Porém, é possível, sim, determinar quais são as melhores pensando nas suas necessidades e nos seus clientes. Quer saber quais são elas? Continue lendo o artigo. 😉

Já parou para pensar no quanto o mundo está conectado? Repare. Inegavelmente, para qualquer lado que você olhar, haverá ao menos uma pessoa com o smartphone nas mãos. São mais de 116 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil, segundo o IBGE. Isso representa quase 65% da população do país.

Se os nossos olhos estão voltados às telas dos celulares, faz sentido anunciar fora delas?

Enfim, desenvolver e fortalecer a presença do seu consultório online é de suma importância. Para o bem de todos e a felicidade geral da nação, fazer isso é simples e pode ser colocado em prática agora mesmo.

Você já possui uma página da sua clínica no Facebook? E um perfil no Instagram? Se a resposta foi não para pelo menos uma dessas perguntas, você, certamente, está perdendo clientes. Talvez você nos pergunte: “Mas eu não posso postar foto dos meus pacientes, nem oferecer descontos. O que eu vou postar?”. A resposta para esta pergunta é curta e simples: informação.

O púbico em geral está carente por informação. Mas eles não querem algo que se assemelhe a um artigo científico ou um livro de medicina. As pessoas comuns precisam de informação acessível e prática. Quando se trata de redes sociais não devemos esquecer que o fator humanização é indispensável, logo, a comunicação deve ser feita desta maneira. Assim, aproveite as redes sociais para dar dicas de saúde, prevenção e (se sentir à vontade para isso) até compartilhar a sua rotina.

Sabe todos aqueles anos de graduação e especializações? Que tal utilizá-los agora e disseminar todo esse conteúdo? Você pode fazer isso através de um blog. Já fizemos um artigo explicando o passo a passo sobre como criar um blog, vale a pena conferir.

Lembra do exemplo do dentista que demos acima? Quando se tem um blog, as chances de ser encontrado por pessoas que procuram pelo seu serviço são infinitamente maiores. Em suma, está é uma forma barata e eficiente de direcionar o conteúdo oferecendo informação relevante e de qualidade, reforçando sua autoridade e conhecimento sobre o assunto.

A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO MÉDICO X PACIENTE

Engana-se quem pensa que a relação entre médico e paciente se dá apenas dentro do consultório. Com o advento da tecnologia, é possível se tornar conhecido pelo público antes mesmo da primeira consulta. Em tempos onde tudo segue o caminho da automatização, o marketing médico deve sempre prezar pelo relacionamento pessoal. Nesse sentido, o zelo, a atenção e um bom diálogo fazem toda a diferença, na internet ou fora dela.

A internet é feita para se comunicar, e comunicação, em suma, é algo feito de pessoas para pessoas. Utilize tantas estratégias quanto possíveis para criar e fortalecer o vínculo com seus atuais e futuros pacientes. Desperte nelas a confiança que elas precisam para entregar em suas mãos seu bem mais precioso: a saúde.

Conforme já mencionamos acima, o blog e as redes sociais são os meios mais comuns e eficientes de estabelecer comunicação. Mas, quer uma dica bônus? Sabe aquela planilha que você tem com o nome, o telefone e o e-mail de seus clientes? Faça e-mail marketing com eles.

“Nossa, mas e-mail marketing não é muito complicado?”. Não!

O mais difícil você já tem, que é o e-mail dos seus pacientes. Agora, basta explorar isso da melhor maneira possível. Que tal, por exemplo, enviar a eles uma mensagem de aniversário? Um lembrete sobre a sua próxima consulta? Dicas de saúde e prevenção de doenças? Bom, se fossemos listar aqui todas as possibilidades de temas a serem abordados, a lista seria imensa. Mas, de uma coisa nós temos certeza: se você quer atrair mais pacientes para o seu consultório, marketing digital é a solução.

marketing médico

Quer saber mais? Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo por e-mail, além de receber em primeira mão os novos conteúdos do blog. Gostou deste artigo? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe com a gente a sua opinião.