fbpx
como investir em publicidade paga

Publicidade paga: como fazer e alavancar definitivamente os seus resultados online

Você tem seguido todas as nossas dicas, criou um perfil nas principais redes sociais, está postando com regularidade, mas, os resultados ainda não estão conforme o esperado? Talvez você precise de um empurrãozinho e da publicidade paga.

O marketing digital depende de vários fatores para obter sucesso, e, nem sempre, você vai conseguir isso de primeira. É preciso responder as seguintes perguntas: Quem é o seu público alvo? Onde vivem? O que comem? Como pensam? Hoje, no Globo Repórter. 😅

Brincadeiras à parte, responder às perguntas acima ainda não é garantia de sucesso – apesar de ser um grande avanço rumo a ele. Você precisará de algumas tentativas e erros para entender qual tipo de publicação engaja mais o seu público, e quais, definitivamente, não devem ser utilizadas.


É claro que, no mundo ideal, você criaria um perfil numa rede social ou blog, postaria coisas interessantes, atrairia milhares de seguires e faria sucesso com isso, ganhando muito dinheiro.

No entanto, para um negócio amadurecer e ganhar notoriedade leva tempo, e não há nada errado em lançar mão de artifícios para acelerar este processo.

Nem só de boas postagens e tráfego orgânico vive uma marca ou um profissional. Se você já tem um bom conteúdo, conhece a sua audiência e sabe como agradá-la, desenvolveu uma identidade visual e está pronto para mostrar isso para o mundo, talvez seja a hora de investir em publicidade paga.

Marketing de Conteúdo x Publicidade Paga: Qual o melhor?

O marketing de conteúdo é um conceito que apesar de ter ganhado notoriedade há pouco tempo, já vem sendo utilizado por empresas em todo o mundo há décadas.

Contudo, o verdadeiro “boom” do marketing de conteúdo ocorreu nos últimos 10 anos, e nesse tempo muita coisa mudou. Desde o momento em que as empresas perceberam que atrair o cliente através de conteúdo relevante era muito mais eficaz do que tentar abordá-lo com propagandas o tempo inteiro, um verdadeiro mar de conteúdo foi surgindo.

No início, quando ainda havia pouco conteúdo disponível, não era difícil obter notoriedade com eles, ainda que estes não fossem assim tão bons. Hoje a realidade é outra, há um verdadeiro mar de conteúdo disponível, e se destacar entre eles nem sempre é fácil, por maior que seja a qualidade. Parece contraditório, não?

Embora exista essa dificuldade, apostar no marketing de conteúdo ainda é uma excelente estratégia, afinal, é uma forma de reduzir significativamente o investimento financeiro e obter um retorno expressivo em forma de engajamentos e conversões. Ao mesmo tempo, a publicidade paga tem sido cada vez mais utilizada por empresas e profissionais de todas as áreas, e proporciona um retorno interessante comparado ao valor investido.

Sendo assim, não há melhor e nem pior. Tudo depende única e exclusivamente da sua estratégia e ambos podem, inclusive, serem utilizados simultaneamente.  Tenha em mente qual é o seu objetivo e qual valor está disposto a investir para alcançá-lo. Você prefere crescer de maneira orgânica, ainda que isto leve mais tempo, ou prefere um crescimento rápido mediante um investimento maior?

5 Motivos para Investir em Publicidade Paga

Segmentação

Uma das maiores vantagens dos meios pagos de publicidade é a segmentação do público alvo. Esta segmentação pode ser feita com base em diferentes critérios, como região, sexo, idade ou interesses. Assim, a chance que você tem de atingir em cheio o seu cliente é muito maior, direcionando o anuncio e a linguagem a eles.

Baixo investimento

Decerto que o valor investido em publicidade paga pode variar de acordo com inúmeros fatores, e isso interfere diretamente no seu alcance e resultado da sua campanha. Mas, quando comparado aos meios tradicionais de marketing (como anúncios em jornais, revistas e televisão) o investimento é muito menor e a eficácia, extremamente superior.

Mensuração

Por meio dos anúncios pagos você pode analisar métricas importantíssimas ao estudo de viabilidade e retorno do investimento. Ademais, saiba quantas pessoas viram o seu anuncio, qual foi o nível de engajamento obtido, quantidade de cliques gerou e, ainda, se o anuncio desencadeou nelas o processo de compra ou outra atitude proposta.

Ajustes em tempo real

Você colocou o anuncio no ar, porém, mais tarde, identificou algum erro? Ou, ainda, depois de alguns dias percebeu que o mesmo não está gerando o retorno esperado? Sem problemas, visto que na maioria dos anúncios pagos você pode fazer alterações em tempo real e, deste modo, ir refinando a estratégia.

Testes

Primordialmente, descobrir qual a linguagem ou tipo de anuncio que mais agrada o seu público torna-se tarefa muito mais fácil com o auxílio desta ferramenta. Na dúvida entre duas opções, coloque ambas disponíveis temporariamente e acompanhe por meio das métricas de mensuração qual gera maior engajamento.

Mas, afinal, como fazer e gerenciar publicidade paga (ads)?

Se você está convencido de que esta é a ferramenta que faltava para alavancar de uma vez por todas os seus resultados na web, saiba que alguns cuidados devem ser tomados para não tornar todo o seu esforço em vão.

Já falamos no artigo sobre a importância do Instagram para negócios e profissionais que muito mais importante do que o número de seguidores é o quão engajados eles são ao seu negócio e suas publicações. Portanto, não adianta investir um valor alto para alcançar todo o público de uma grande região, sem que haja uma estratégia por detrás. Aliás, marketing sem estratégia é perda de tempo e dinheiro.

Contudo, para otimizar o seu investimento e, consequentemente, os seus resultados neste tipo de publicidade, há alguns passos que devem ser seguidos. Pensando em você, que quer dar esse passo adiante, aumentando sua autoridade online e conquistando ainda mais clientes, criamos um conteúdo exclusivo, com dicas práticas e objetivas. Para recebê-las no seu e-mail, basta preencher o formulário.